[Resenha] O livro das listas - Renato Russo


Referências Musicais, Culturais e Sentimentais
Além de artista compulsivo, dotado de uma criatividade sem limites, Renato Russo era também um ávido consumidor de toda forma de arte. Durante sua vida breve e produtiva, entre um palco e outro, estúdios e turnês, o líder da Legião Urbana usou todo seu tempo livre para descobrir novas obras e revisitar as que amava. Discos, livros, filmes, artistas e referências variadas eram rapidamente integradas ao vasto repertório de Renato, que organizava seu pensamento criativo por meio de listas, muitas listas. Feito a partir das anotações do artista, até hoje inéditas ao público, este livro apresenta um panorama de suas grandes influências acompanhadas de informações acerca dos artistas e obras mencionadas. Reveladoras dos temas de interesse que podem ter influenciado as composições de Renato, as listas não apenas serviam para classificar o que ele já conhecia e para indicar o que ele ainda pretendia ler, ouvir, assistir e viver, como também são uma forma de conhecer o processo criativo de um dos grandes nomes da cultura popular brasileira.

Categoria: não ficção, memórias, biografia, literatura brasileira
Organizadores: Sofia Mariutti e Tarso de Melo
Tradução das listas: George Schlesinger
Editora/Ano: Companhia das Letras/2017


* Livro cedido pela editora para resenha


Quem aí é fã de Renato Russo levanta a mão: \o/


Se você, assim como eu é fã deste grande artista, que nos deixou cedo demais, também não pode deixar de conferir O Livro das Listas. Com organização de Sofia Mariutti e Tarso de Melo, o livro traz um pouco da intimidade e pensamentos de Renato, resgato em seus cadernos de anotações e diários, que estavam cheios de listas (de tudo que vocês imaginarem), pensamentos e ideias. Como Renato foi alfabetizado em inglês, ele tinha o hábito de escrever nesse idioma frequentemente, o que consta no livro, mas sempre com a tradução para o português, feita por George Schlesinger.

"Quem era aquele garoto com cara de professor (e, de fato, professor de inglês) que pegava seu violão e jutava, em apenas dois versos, Manuel Bandeira, Bauhaus, Vincent van Gogh, Mutantes, Caetano Veloso e Arthur Rimbaud?"
Pág. 15

Renato tinha o hábito de fazer listas de tudo, assim como copiar trechos de músicas/livros em seus diários. Nos mesmo em que veio a desenvolver boa parte de seu trabalho. Para quem não sabe, ele era muito mais que um músico e um grande compositor. Renato Russo, nascido Renato Manfredini Júnior, era um jovem inquieto e extremamente inteligente, que entendia de política, cultura atual, filosofia e artes em geral. E em seu material pessoal é possível acompanhar seu crescimento e amadurecimento, assim como ver quais foram suas principais influências culturais.

"Agora, o que eu queria mesmo - meu sonho - era ser os Beach Boys. Era o meu sonho. Eu acho as coisas dos Beach Boys mais bonitas que as coisas dos Beatles. Tem coisas que, ouvindo, a gente diz: 'Como que esse homem faz isso?'. Agora, os Beatles são os Beatles, não é?"
Pág. 27

Em suas 190 páginas, O livro das listas nos traz uma variedade de listas escritas pelo autor, como 'Canções favoritas', 'álbuns favoritos', 'melhores livros', 'lugares onde gostaria de morar', 'coisas para fazer'. E com para ninguém ficar perdido, os organizadores do livro vão inserindo comentários sobre as pessoas, bandas, lugares mencionados por Renato, ou sobre os acontecimentos da época.


Uma das coisas que mais incríveis foi ler seus comentários e observações enquanto desenvolvia seu trabalho, e compunha as músicas que tanto amo. Também adorei descobrir que nós temos gostos parecidos, que eu curto muitos dos artistas por ele mencionados, apesar de sermos de diferentes gerações. Afinal, eu tinha apenas 10 anos quando Renato morreu, e só depois disso conheci e fiquei fã de seu trabalho.

Todo o carinho e cuidado da Companhia das Letras é visível a cada página. A capa é aveludada, e reproduz a capa de um dos muitos diários de Renato. A diagramação é perfeita, com páginas pautadas, simulando um caderno, e algumas cópias de páginas dos diários de Renato, que incluem rabiscos, desenhos e também palavrões. E o trabalho dos organizadores e tradutor foi impecável. Não vi um único erro de digitação ou revisão.



Eu adorei a leitura, acho muito válida, mas para quem é fã de Renato Russo, pois é essa é uma obra realmente focada nos fãs. Esse realmente é um livro para ter na estante e namorar de vez em quando.

Beijos

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...